Entenda como funciona a transmissão dos tratores Fendt Vario

Fendt Vario

A transmissão Fendt Vario equipa todos os tratores da marca. Mas como ela funciona? Assista a esse vídeo (em inglês) para entender melhor seu funcionamento.

 

Sobre a Fendt

Fendt é uma marca alemã fabricante de tratores e outras máquinas agrícolas fundada em 1937

Fendt é a marca da AGCO de alta tecnologia e vista como a líder mundial em inovação de máquinas agrícolas em diversas áreas. Foi fundada em 1937 por Xaver Fendt e adquirida pela AGCO Corp em 1997.

Possui linha de tratores de todas as faixas de potência (de 70 a 390 cv ou 81 a 287 kW), colhedoras de grãos, máquinas para fenação e forragem, além de outros implementos.

Oficialmente está presente na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico.

 

Fendt Vario, tecnologia de câmbio CVT

Sim, um tipo muito parecido com o câmbio CVT que equipa alguns automóveis e que está se popularizando por aqui no Brasil

A Fendt é reconhecida mundialmente por ter introduzido com sucesso sua tecnologia Fendt Vario, que é um tipo de câmbio CVT – transmissão continuamente variável, em seus tratores, inclusive nas faixas de maior potência.

A transmissão CVT Fendt Vario, com sua seleção de velocidades infinita, foi apresentada pela primeira vez em 1995. Veja mais sobre a transmissão IVT – Infinitely Variable Transmission neste artigo no Wikipedia.

Hoje, a Fendt possui mais de 88.000 tratores equipados com a transmissão Fendt Vario operando no mundo todo com incomparável confiabilidade, eficiência e maior produtividade para o operador.

 

Outras inovações

Além do Fendt Vario, a marca investe no desenvolvimento de outras sistemas inovadores para máquinas agrícolas

A Fendt também é conhecida pela inovação de ponta na suspensão dianteira de seus tratores, sistemas de freios avançados, comandos do operador, como a inovadora alavanca multifunção Vario.

Outra inovação é o Sistema de Gerenciamento do Trator Fendt, proporcionando um controle mais preciso e flexível do hidráulico, tomada de potência e sistemas de gestão de cabeceiras.

 

Você gostou desse artigo sobre a transmissão Fendt Vario?

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a saber como é o funcionamento da transmissão Fendt Vario e também sobre a Fendt.Infelizmente estas máquinas inovadoras e de alta tecnologia não estão disponíveis oficialmente no Brasil. As informações aqui divulgadas foram obtidas nos sites da AGCO Brasil, AGCO Corp e Fendt.Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se para receber novidades diretamente em seu email. Você também pode compartilhar com seus amigos e nos encontrar no Twitter, Google+ e Facebook para ficar sabendo das novidades do mecaniza.org

2 Replies

    • Olá André, primeiramente agradeço por seu comentário!

      Com relação à transmissão CVT ou IVT, neste caso a Fendt Vario desenvolvida e apresentada pela Fendt, como mostrado no vídeo, agora também equipa as linhas de tratores Série S da Valtra e Série MF 8600 da Massey Ferguson, empresas que fazem parte do Grupo AGCO, assim como a própria Fendt.

      No caso da Valtra a transmissão da Série S é denominada AVT e a linha possui dois modelos, o S293 e o S353, respectivamente com 325 e 375 cv de potência máxima.
      Para a Massey Ferguson, a transmissão foi batizada de Dyna-VT, disponível nos modelos MF8670 (320 cv) e MF8690 (370 cv).
      Outras fabricantes de tratores como a John Deere, Case IH e New Holland – e ainda outras linhas da Massey Ferguson – utilizam o sistema PowerShift de transmissão, que funciona mais ou menos como um câmbio automático convencional.

      Respondendo à sua pergunta, a própria Fendt possui tratores com potência acima de 500 cv que utilizam a transmissão Vario, neste caso o modelo Fendt 1050 Vario, que possui potência de 524 cv.

      Outro fabricante que disponibiliza transmissão tipo CVT é a Claas, cujo nome adotado pela empresa é CMATIC. No caso da Claas, o modelo com esta transmissão com mais de 500 cv é o Xerion 5000 com 537 cv de potência máxima.

      Não sei se outros fabricantes já disponibilizam esta tecnolgia em seus modelos, e também acredito que somente os modelos (abaixo de 500 cv) da Massey Ferguson e Valtra são comercializados diretamente no Brasil.

      Abraços e continue acompanhando o mecaniza.org!
      Anderson de Toledo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *