Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas está com inscrições abertas

Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas - Afubra/Nimeq 2014
O Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas, promovido pela Afubra e pelo Nimeq da UFPel, será realizado durante a Expoagro 2015 e premiará Empresas e Inventores individuais. Descubra aqui como participar!

 

Sobre o Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas

Conheça o breve histórico do Prêmio que está em sua segunda edição

Em 2014, a Expoagro Afubra instituiu o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, uma parceria da Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil com o Nimeq – Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da UFPel – Universidade Federal de Pelotas e apoio do curso de Engenharia Agrícola da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul.

Na primeira imagem, o inventor Norberto Guilherme Bock, de Vila Paraíso, Paraíso do Sul – RS, com o seu descascador de amendoim, vencedor do Prêmio de 2014. Crédito da imagem: Arquivo/Afubra

Naquele primeiro ano, a premiação foi destinada apenas aos inventos de produtores, inventores ou de pequenas oficinas.

 

Edição 2015 do Prêmio

Já para a Expoagro 2015, a edição do Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas incluirá a categoria Empresa, destinada aos expositores da Expoagro Afubra que queiram participar com máquinas destinadas à Agricultura Familiar.

Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas Afubra-Nimeq 2015

São parceiros institucionais para a realização desta edição do prêmio de 2015:

  • UFPel – Universidade Federal de Pelotas
  • UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Emater/RS-ASCAR

 

Objetivos do Prêmio

Conheça os objetivos do Prêmio e de cada categoria, que estão ligados à Agricultura Familiar

O Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas Afubra/Nimeq surgiu com o objetivo de contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações rurais e preservação do meio ambiente ligados à agricultura de base familiar por meio de inventos acessíveis que facilitem a vida dos produtores rurais.

Objetivo para a categoria Empresa

Nesta categoria o Prêmio incentiva, junto à indústria de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil, a qualificação, o aprimoramento e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos voltados à agricultura familiar.

Objetivo para a categoria Inventor

Para o a categoria Inventor, o objetivo é incentivar junto aos agricultores, inventores e pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas, a criatividade para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de máquinas agrícolas voltada para agricultura familiar.

 

Interessado em conhecer outros Prêmios sobre Inovação? Acesse este artigo sobre o Prêmio FINEP, que estimula e premia inventores desde 1998!

 

Categorias

Categoria Empresa

Podem se inscrever nesta cagetoria máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, inclusive, sistemas informatizados para uso no meio rural, produzidos e fabricados no Brasil, voltados à agricultura familiar.

Somente poderão participar na categoria Empresa expositores com estande contratado para a Expoagro Afubra 2015, devendo os equipamentos inscritos ficarem expostos no estande da empresa expositora durante todo o período da feira.

Categoria Inventor

Para inovação em máquinas agrícolas desenvolvidas fora das instituições de ensino, pesquisa e extensão, por agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas e que sejam empregados na agricultura familiar.

 

Inscrições e regulamento

Descubra aqui como realizar sua inscrição, os prazos para cada categoria e acesse o regulamento do Prêmio

As inscrições estão abertas para as duas categorias, são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário que encontra-se no site da Afubra no link da Expoagro (clique aqui para acessar a página de inscrição no site da Expoagro Afubra), ou então, diretamente na Afubra, junto à administração da Expoagro no endereço abaixo:

AFUBRA – Administração da Expoagro Afubra
Rua Júlio de Castilhos, 1031
Santa Cruz do Sul – RS
CEP 96810-156
Telefone: (51) 3713 7715/7727
e-mail: [email protected]

 

O equipamento ou máquina deverá ser original, resultado da criação do inventor, não sendo aceito, sob pena de desclassificação, a inscrição de equipamentos ou máquinas com similares no mercado

 

Para concorrer a proposta deve ser enviada com o máximo de 4 páginas, apresentando título e autor(es). A descrição do invento deve ser feita de modo objetivo e ilustrada por meio de fotografias ou do produto.

Prazos para inscrição

Categoria Empresa: até o dia 13 de março de 2015
Categoria Inventor: até o dia 16 de fevereiro de 2015

Regulamento

Para obter informações detalhadas sobre cada categoria, forma de inscrição e outros detalhes sobre a premiação, recomendo que acesse o Regulamento do Prêmio clicando neste link.

 

Mais informações

Para esclarecer outras dúvidas ou solicitar mais informações, você pode entrar em contato com a organização da Expoagro utilizando o formulário de contato disponível no site do evento.

 

Sobre a Afubra e a Expoagro

Expoagro Afubra 2014 - vista aérea

A Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil surgiu da iniciativa dos agricultores que, procurando sanar uma necessidade comum, buscavam amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de fumo.

Então, a Afubra expandiu suas atividades e constantemente busca melhorias para o produtor rural.

A Afubra desenvolve diversos trabalhos que promovem a complementação de receita nas propriedades dos fumicultores.

Com o intuito de propagar esses trabalhos e divulgar as tecnologias à disposição do produtor rural que a Afubra, com o apoio de diversas entidades e empresas, resolveu promover a Expoagro Afubra.

Confira alguns números da última edição da Expoagro Afubra

Expoagro Afubra 2014 - Máquinas

  • A décima quarta Expoagro Afubra foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de março de 2014, e obteve resultados satisfatórios, a começar pelo público presente, que somou 80 mil pessoas.
  • A movimentação de negócios alcançou o recorde de R$ 67 milhões entre os 402 expositores presentes.
  • A comercialização dos produtos das 146 agroindústrias familiares alcançou R$ 500 mil, durante os três dias da feira.
  • Foi na edição de 2014 que surgiu o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar.
  • A décima quinta Expoagro Afubra será nos dias 24, 25 e 26 de março de 2015.

 

Você gostou desse artigo sobre o Prêmio de Inovação em Máquinas Agrícolas Afubra/Nimeq?

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a obter informações sobre como se inscrever no Prêmio, quais categorias e prazos, além de conhecer um pouco mais sobre a Expoagro e a Afubra.Esta iniciativa da Afubra e do Nimeq da UFPel, de promover este Prêmio e incentivar a inovação no Brasil, com foco na Agricultura Familiar é essencial para o desenvolvimento da mecanização de qualidade para enfrentar os desafios de aumento da produção e produtividade que temos em nossa agricultura.As informações aqui divulgadas foram obtidas nos sites da Expoagro Afubra, e informações enviadas por email pela SBEA – Associação Brasileira de Engenharia Agrícola.Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se para receber novidades diretamente em seu email. Você também pode compartilhar com seus amigos e nos encontrar no Twitter, Google+ e Facebook para ficar sabendo das novidades do mecaniza.org

4 Replies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *