Simpósio de Agricultura de Precisão e Mecanização em Cana-de-açúcar será realizado em maio na UNESP Jaboticabal

O ambiente ideal para discussão sobre Agricultura de Precisão e Mecanização em Cana-de-açúcar será no SPMEC 2017. Confira!

O evento

A programação conta com palestras de especialistas no tema, debates com os palestrantes, rodadas de negócios e demonstrações de inovações tecnológicas das empresas parceiras.

SPMEC 2017

O Simpósio de Agricultura de Precisão e Mecanização em Cana-de-açúcar – SPMEC é um evento organizado pelo Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA da UNESP Jaboticabal.

O evento reunirá os profissionais – empresários, pesquisadores, professores, estudantes e usuários – do setor canavieiro para discutir os problemas da mecanização na maior região produtora de cana-de-açúcar do país, a de Ribeirão Preto.

Na edição de 2017 do SPMEC será englobado a temática Agricultura de Precisão (AP), dessa forma o evento foi renomeado como Simpósio de Agricultura de Precisão e Mecanização em Cana-de-açúcar, com o intuito de debater a importância, os avanços e as perspectivas da AP para o setor sucroenergético.

 

Foco

Contribuir para melhorar a eficiência da mecanização agrícola e AP no setor canavieiro

O foco do SPMEC é o aprimoramento das técnicas que envolvem as operações mecanizadas na cultura da cana-de-açúcar e técnicas de Agricultura de Precisão, para discutir a otimização da utilização de recursos, novas tecnologias de produção mecanizada, agricultura de precisão, aliado à preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Além do foco em AP, o Simpósio discutirá técnicas para a otimização da utilização de recursos e novas tecnologias de produção mecanizada, aliadas à preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, a fim de promover avanços no setor sucroenergético.

 

Objetivos

  • Promover o aprimoramento das operações agrícolas mecanizadas na cultura da cana-de-açúcar
  • Divulgar novas tecnologias do setor
  • Proporcionar uma excelente oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes e os especialistas desta área

Assim, nesta oportunidade estarão reunidos neste evento produtores, usineiros, profissionais, estudantes e pesquisadores da área de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, que irão contribuir para o engrandecimento técnico, científico e tecnológico para esta área.

 

Quando? Onde?

Dias 11 e 12 de maio, na UNESP em Jaboticabal

O Simpósio de Agricultura de Precisão e Mecanização em Cana-de-Açúcar – SPMEC será realizado nos dias 11 e 12 de maio de 2017, no Centro de Convenções da UNESP, em Jaboticabal, São Paulo.

Clique na imagem para abrir no Google Maps

 

Programação

Quer saber quais temas serão discutidos no SPMEC? Confira as palestras que estão na programação

A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. José Paulo Molin, Professor da ESAL/USP e presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão – AsBraAP, que irá tratar dos Avanços da Agricultura de Precisão na cana-de-açúcar.

O MSc. Rene de Assis Sordi do Grupo São Martinho apresentará o tema Inovações na mecanização da cana-de-açúcar para se obter altos índices de produtividade.

A programação também contará com palestras do Prof. Dr. Leonardo de Almeida Monteiro, da Universidade Federal do Ceará – UFC, que falará sobre Tecnologia com segurança.

As Novas tendências para a mecanização no plantio e na colheita de cana-de-açúcar serão tema da palestra do Dr. Guilherme de Castro Belardo, integrante da equipe do LAMMA UNESP/Jaboticabal.

Para falar sobre Mapas de recomendação em tempo real foi convidado pela organização do evento o MSc. Leonardo Menegatti da InCeres Sistemas para Agricultura de Precisão.

Outro tema de grande repercussão que terá destaque na programação do SPMEC será a palestra Drones na cadeia produtiva de cana-de-açúcar, realizada pelo Eng. Cartógrafo Manoel Silva Neto, fundador da Droneng – Drones e Engenharia.

Fechando a programação, o Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral da FEAGRI/Unicamp coloca em pauta os Sensores proximais na produção de cana-de-açúcar.

Além de todas estas importantes palestras, o evento conta com a Sala de Inovação Tecnológica, espaço destinado à interação entre os participantes e destacar as novidades apresentadas no evento.

Novidades na Programação do SPMEC 2017

Dinâmicas de campo e trabalhos científicos contribuirão para aumentar a qualidade do evento

Uma das novidades desta edição do SPMEC será a realização de dinâmica de campo, onde será possível às empresas patrocinadoras realizarem demonstrações práticas de máquinas e tecnologias para a Agricultura de Precisão.

Outra novidade será a apresentação e trabalhos científicos durante o e evento. Foram recebidos e analisados trabalhos técnico-científicos nos temas Agricultura de Precisão e Mecanização em cana-de-açúcar, trabalhos que tenham alguma relação com as operações mecanizadas da cana, e ainda aqueles que envolvem culturas de sucessão/rotação com a cana.

 

Comissão Organizadora

A coordenação do evento é realizada por:

Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva
Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani
Prof. Dr. Crisitiano Zerbato
Adão Felipe dos Santos

Confira no site do evento as demais Comissões responsáveis pela realização do SPMEC 2017.

 

Empresas parceiras

O evento conta com a colaboração das empresas:

Firestone
Stéfani – Concessionária Massey Ferguson
Bayer
ZF
Geo Agri Tecnologia Agrícola
Jacto
Valtra

 

Realização e contato

LAMMA UNESP/Jaboticabal

Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, km 5
Departamento de Engenharia Rural
CEP 14.884-900 / Jaboticabal – SP

www.lamma.com.br

Para obter mais informações sobre o SPMEC 2017:
Acesse o site oficial do evento: www.spmec.com.br
Envie um email para a Comissão: comissaospmec2017@gmail.com
Ou ligue no telefone (16) 3209-7283

 

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a obter mais informações sobre o SPMEC 2017. O Simpósio, que chega à sua quinta edição em 2017, é um dos eventos mais importantes na área de Mecanização Agrícola para o setor sucroenergético.
Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se para receber novidades diretamente em seu email. Você também pode compartilhar com seus amigos e nos encontrar no Twitter, Google+ e Facebook para ficar sabendo das novidades do mecaniza.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *